“A escola enche o menino de matemática,
de geografia, de linguagem, sem, via de regra,
fazê-lo através da poesia da matemática,
da geografia, da linguagem.”
Carlos Drummond de Andrade
Carlos Drummond de Andrade
Quantos meninos e quantas meninas vieram hoje?
Quem faltou? Então, quantos alunos não vieram hoje? De qual material vamos
precisar para fazer a atividade? De quantos palitos o grupo vai precisar para
jogar o bingo dos nomes? São perguntas que sempre fazemos e são problemas que
as crianças resolvem todos os dias.
As noções matemáticas ( contagem, relações quantitativas e espaciais...) são construidas pelas crinaças a partir das experiencias proporcionadas pelas interações com o meio, pelo intercambio com outras pessoas que possuem interesses, conhecimentos e necessidades que podem ser compartilhados. (Referencial Curricular nacioanal para educação infantil vol 3)
As modificações nos espaços, a contrução de diferentes circulos de obstáculos com cadeiras, mesas, pneus e panos por onde as crianças possam engatinhar ou andar, subindo, descendo, passando por dentro, por cima, por baixo, permitem a contrução de conceitos , dentro de um contexto significativo ampliando experiências.
A matemática está presente na arte, na música, em histórias, na forma como organizou o pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis. As crianças podem aprender a matemática, descobrindo coisas iguais e diferentes, organizam, classificam e criam conjuntos, estabelecem relações, observam os tamanhos das coisas, brincando com as formas, ocupam um espaço e assim, vivem e descobrem a matemática. Contudo, é importante pensarmos que tipo de materiais podemos disponibilizar para as crianças a fim de possibilitar-lhes tais descobertas.
Importante é que o professor perceba que pode trabalhar a matemática
na Educação Infantil sem se preocupar tanto com a representação dos
números ou com o registro no papel, pode colocar em contato com a
matemática crianças de todas as idades, desde bebês. Podemos pensar a
matemática a partir de uma proposta não-escolarizante, que permita à
criança criar, explorar e inventar seu próprio modo de expressão e de
relação com o mundo. Tudo o que temos que fazer é criar condições para
que a matemática seja descoberta, oferecer estímulo e estar atentos às
descobertas das crianças.
Existem no mercado diversos materiais que podem ser utilizados pelos
professores para enriquecer o contato com o universo matemático. São
músicas, livros de histórias infantis, encartes de revistas, brinquedos e
jogos pedagógicos, que podem ser facilmente encontrados e que permitem à
criança o contato com os números, com as formas, com as quantidades,
seqüências, etc. Além desse material, é possível que o professor crie
seu próprio material de trabalho, confeccionando quebra-cabeças,
seqüências lógicas, desenvolvendo atividades com ritmo, oferecendo
palitos e outros materiais, propondo jogos e brincadeiras e
possibilitando a criação das crianças.
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