Perfil do coordenador segundo "Paulo Freire"

 A pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, nos remete a uma densidade de ideias que aborda questões fundamentais para a nossa pratica pedagogica, de forma objetiva.
Neste livro encontra-se varias ações que vão ao encontro do meu perfil e desafios a serem alcançados.
Mas o que supostamente ressalto, esta no 2º capitulo, no subtitulo 2.4 "ensinar exige bom senso".
Isto se faz primordial em qualquer fala ou escrita do que se tem sobre o ensinar e aprendizagem entre educador e educando. Bom senso para aprender e ser aprendiz.
Conforme descrevi no projeto do coordenador pedagógico, a postura do coordenador deve ser democrática, porém levando em consideração alguns trechos em seu livro como: "A vigilancia de meu bom senso tem uma importancia enorme na avaliação que, a todo instante, devo fazer de minha pratica".
Ainda no 2º capitulo, em uma de suas escrita retrata " O meu bom senso não me diz o que é, mas deixa claro que há algo que precisa ser sabido", ou seja, o exercicio do bom senso quanto mais colocarmos em pratica a nossa capacidade de indagar, de comparar, de duvidar, de aferir, tanto mais eficazes, curiosos nos tornamos e mais crítico se pode fazer nosso bom senso.
Para que a escola seja um espaço de acolhimento ao aluno, valorizando a sua identidade, seus conhecimentos e inserção social que busca a formação dos estudantes para o desenvolvimento de suas capacidades é necessario além de bom senso, ter respeito, ética a dignidade do educando.
Neste ano estamos trabalhando para que isto seja possivel em nossa unidade escolar.
Estamos valorizando a cada profissional, subsidiando a contrução do bom senso indispensável entre toda equipe escolar. Principalmente nos dias atuais em que a midia e outro veiculos de informações estão cada vez mais anualando o bom senso das pessoas e que por sua vez, nos deixando alienar pelas informações manipuladoras.
Meu perfil esta fundamentado no bom senso e acreditar que além de necessário isto é possivel. Mas com olhar articulador, mediador e formador realizarei um bom trabalho.
Coordenadora Pedagógica : Camila Medeiros Pereira.
PAC Caritas Santa Terezinha - Unidade I