Portfólio do coordenador Pedagógico

Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar as mãos e acorrentar uma alma.E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.

E começa aprender que beijos não significa contrato e presentes não são promessas.


E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.


E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.


Depois de algum tempo você aprende que o sol queima, se ficar exposto por muito tempo.


E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam.


E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando, e você precisa perdoá-la por isso.


Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.


Descobre que se leva anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.


Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.


E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida.


E que bons amigos são a família, que nos permitiram escolher.


Aprende que não temos que mudar de amigos, se compreendermos que amigos mudam, percebe que seu velho amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.


Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida, são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos.


Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.


Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser.


Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.


Aprende que não importa onde já chegou, mas aonde esta indo, mas se você não sabe onde esta indo qualquer lugar serve.


Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.


Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.


Aprende que paciência requer muita prática.


Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute, quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.


Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou.


Aprende que a mais de seus pais em você do que você suponha.


Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.


Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dará o direito de ser cruel.


Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.


Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.


Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.


Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.


Aprende que o tempo não é algo que possa voltar atrás.



Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.


E você aprende que realmente pode suportar… que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.


E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!


Nossas dádivas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar.


William Shakespear


Então que venha o novo de novo! 






Após o período de recesso e férias de 21/12/2011 a 30/01/2012, os funcionários retornarão a creche para a organização das salas e materiais pedagógicos.
A administração, iniciou atividades á partir do dia 03 de janeiro para organização das transferências e matriculas. As escolas também estão sendo preparadas com a pintura e retoques, as salas serão limpas para receber os materiais e brinquedos que foram encaminhados para lavanderia, após serem lavados irão ser divididos por sala de acordo com a faixa etária.   

Passamos por pinturas e reformas, transformando o ambiente escolar mais agradável e confortável  para as crianças.  
Na semana do dia 30/01/12 a 03/02/12, teremos dias de planejamentos. Nestes dias foi organizado momentos de formação e planejamento para atividades e projetos de 2012. Excepcionalmente este ano, preparamos uma recepção diferenciada as ADIS e Professoras, para motivação e união do grupo.
Foi dado continuidade às preparações da creche para o início das aulas, com as decorações das salas, organização dos materiais e brinquedos, elaboração de semanários, preparação do projeto anual, discussão sobre cantos pedagógicos e semana de adaptação.

Além das formações que são fundamentais para o bom desempenho do educador em benefício do aluno, a coordenação pedagógica, juntamente com as educadoras desenvolveram os Projetos didáticos e Institucionais, confecções de aparatos para o retorno das crianças a escola. Toda a programação ocorreu objetivando a socialização entre os alunos.
Trabalhamos também as habilidades e as expectativas a serem atingidas semestralmente e bimestralmente. Portanto foi elaborado um relatório dirigido com foco nos eixos: Linguagem, Matemática, Artes, Natureza e Sociedade, Movimento e Música, para melhor desenvolvimento desta avaliação.
Para podermos traçar , as professoras e educadoras apontaram, em relação às crianças alguns itens: Os objetivos, as estratégias, o desenvolvimento de cada um e os registros.
            Neste processo, serão frisadas algumas atividades tais como: roda de conversa, as cantigas de roda, as brincadeiras, retomada dos combinados e conto e reconto de histórias.

As ADIs e ADEs retornaram no dia 31 de janeiro, foi oferecido a elas um café da manhã, em seguida  a palestra com a Psicóloga Eva, que atua no Amor Perfeito. O tema abordado teve como foco o nosso compromisso quanto profissional, fazendo refletir sobre o que esperar quanto educadores e o que norteia as nossas ações profissionais e pessoais.

                                                          Psicóloga Eva


As aulas iniciaram dia 06/02/12. As crianças foram recebidas com muita alegria e tranqüilidade. A unidade estava bem preparadas para a semana de adaptação. As atividades planejadas, foram voltadas para o lúdico com cantigas de roda, músicas, ginásticas, atividades com movimentos e etc.

Para o momento de adaptação, foi proposto pelas unidades I, II e III um atendimento diferenciado ao acolhimento dos pais que estão deixando seus filhos na escola pela primeira vez, em que puderam entrar na sala com seu filho, para tornar este momento mais agradável.

No dia 17/02 tivemos o baile de máscaras. Foram momentos de alegria, socialização e integração entre alunos e educadores.

Nos dias 23/02 e 24/02, continuamos a realizar nossos planejamentos, fazendo integração entre as unidades I, II e III. No primeiro dia tivemos a formação com a Palestrante Fátima com o tema janelas da oportunidade. No segundo dia realizamos o momento de reorganização das estruturas dos projetos.  Os dois dias foram preparados e realizados na unidade II.   
                                                    Formadora Fátima

Após a fase de adaptação, crianças e educadores conseguiram interagir plenamente nas atividades propostas.
 Após o feriado do carnaval os alunos retomaram suas atividades, continuamos a adaptação de algumas crianças que iniciaram no decorrer do mês com atividades lúdicas, estimulando o desenvolvimento e transmitindo segurança.
As aulas iniciaram dia 06/02/12. Recebemos as crianças com muita alegria e tranqüilidade. A unidade escolar estava bem preparada para a semana de adaptação. As atividades planejadas para este mês, foram voltadas para o lúdico com cantigas de roda, músicas, ginásticas, atividades com movimentos e etc.


No dia 17/02 tivemos o baile de máscaras nas três unidades. Foram momentos de alegria, socialização e integração entre alunos e educadores.













Iniciamos o trabalho nas três unidades, com o Projeto didático Identidade, que tem como tema: “Quem sou eu?”, atendendo e trabalhando de acordo com os eixos que norteiam nossas praticas educacionais, tais como: natureza e sociedade, artes, linguagem, musica, movimento e matemática, além das atividades seqüenciadas: os sentidos, meu corpo, culinária e higiene. Com efeito, também iniciamos as leituras diárias de histórias, poesias, parlendas, contos infantis, o reconto das histórias por parte das crianças e sessão de cinema, no qual as crianças assistiram Dvds de acordo com os projetos trabalhados. Todas as áreas de conhecimento foram abordadas nas etapas: A linguagem oral e escrita através das rodas de histórias, rodas de conversa, confecções de cartazes relacionados aos projetos e trocas de experiências entre salas. A matemática é dinamizada através das músicas sugeridas, contagem das crianças presentes e ausentes na chamada diária. A música e movimento são trabalhados em vários momentos do dia, através de movimentos corporais dirigidos, no qual as educadoras e crianças cantam e exercitam o corpo. A arte esta sendo estimulada através de desenhos, pinturas, utilização de diversos materiais. Foi observado dentro da área do conhecimento de natureza e sociedade, a interação entre as crianças, exploração do ambiente através de visitas a outras salas, pelo interior e exterior da creche, proporcionando vários momentos e atividades por fases, facilitando a interação entre os grupos.  

Todo o planejamento foi motivado para a fase de adaptação dos alunos, através da rotina elaborada nos semanários e atividades seqüenciadas. Todos os educadores se envolveram na preparação das salas. Neste ano escolhemos para trabalhar dentro do projeto leitura, os gêneros literários. Todo o trabalho esta sendo abordado de forma lúdica, utilizando brinquedos e materiais, para melhor contemplação dos cantos pedagógico.




Neste ano, no projeto institucional leitura, teremos como tema gerador os gêneros literários. Encontramos a necessidade, de proporcionar para nossas crianças uma proposta de leitura diversificada e com qualidade.
Nos projetos educacionais, serão dois temas a serem trabalhados: arte musical e escola sustentável, que com muito empenho estamos desenvolvendo as etapas para darmos encaminhamentos em nossas atividades.
Nos HTCs com os professores estão sendo abordandos os temas: Avaliação de Desempenho, Programa de Integração Família Escola, Portifolio, Cantos Pedagógicos, Fases do Desenvolvimento infantil, textos para reflexão dos autores como Ruth Rocha, Luiz Fernando Veríssimo, Carlos Manbrini,  já abordando os objetivos a serem  discutidos nas pautas como adaptação, rotina, planejamento, construção de semanários, quadro de habilidades e expectativas, avaliação do educando e do educador, concepções educacionais e concepção de infância.


Nos meses de abril e maio as três unidades deram continuidade ao desenvolvimento pedagógico trabalhando semanalmente os projetos institucional (Leitura), didático (Identidade e Animais) e educacional (Arte musical e Escola sustentável).
 As atividades propostas nas unidades estão sendo realizadas, com foco no desenvolvimento e das habilidades de nossos alunos. Dentro dos nossos horários de trabalho pedagógico coletivo, estamos repensando o quando é necessário reestruturamos nossas práticas pedagógicas, de forma que atenda os nossos objetivos, de acordo com as habilidades a serem desenvolvidas.
Na semana do dia 23 a 27 de abril foi realizada a reunião do 1º bimestre. Apresentamos nossos projetos pedagógicos e falamos sobre o desenvolvimento dos alunos. Todos demonstraram interesse em participar da vida escolar de seus filhos e dos projetos propostos pela escola. 
No dia 12 de Maio ocorreu a festa do dias das mães. Houve uma boa participação dos pais, familiares e da comunidade, demonstrando um clima de alegria e contentamento.



 No dia 14 de maio aconteceu a Parada Pedagógica. Os objetivos principais abordados nas unidades foram retomar o papel dos profissionais de Educação e seus instrumentos de registro, refletir a importância do planejamento e seus respectivos encaminhamentos e a integração das professoras dos períodos manhã e tarde e ADIS.

No mês de junho, demos continuidade ao trabalho pedagógico seguindo planejamento, abordamos com os alunos temas como festa junina, origem e tradições de cada região, tivemos ensaios para apresentações dos alunos na festa junina.





No mês de Julho as preparações para o recesso deram um novo ritmo ao cotidiano escolar nas unidades. A programação foi elaborada através dos projetos, rotina diária e semanários.
Demos continuidade ao trabalho pedagógico, trabalhamos em roda de conversa sobre a pluralidade cultural, conhecimento de outras culturas, costumes, ética e cidadania. Dando continuidade ao projeto didático identidade trabalhando com os alunos a questão familiar e o conhecimento de si próprio. 


Na semana de 02 a 05 de julho foi realizada uma semana diferenciada. Tivemos cinema, apresentação teatral, festa do pijama e piquenique. Na quinta-feira tivemos festa junina interna, com direito a musica e muita animação.
  


No dias 27, 28 e 29 de Junho, ocorreu o conselho de classe do 2º bimestre. Avaliamos as salas e o aprendizado de cada criança. Foram levantados alguns pontos para uma maior organização e desenvolvimento a cada sala e estágios.

Demonstrando interesse e responsabilidade com a educação das crianças atendida na unidade, tivemos a reunião de pais do 2º bimestre no dia 06 de julho. Iniciamos a reunião com comunicados administrativo e pedagógico, exposições de fotos das atividades demonstrando o trabalho desenvolvido neste bimestre e logo após os pais e responsáveis foram encaminhados a sala de aula, para leitura da pauta e conversa sobre seus respectivos filhos. Houve boa participação, esclarecemos dúvidas, favorecendo a interação e confiança dos pais. Nesta reunião foi entregue as atividades que não foram selecionadas para o portfólio de avaliação das crianças. Tivemos um grande interesse e um novo olhar dos pais sobre as atividades de seus filhos. Houve um momento de reflexão sobre as necessidades de cada sala, buscando soluções para os possíveis problemas.




  
Também no dia 06/07 tivemos a parada pedagógica conforme calendário escolar. Neste dia, foram retomados os projetos educacionais: Escola Sustentável para que a criança como um ser inserido na sociedade e em constante desenvolvimento, possa desde a sua entrada na creche desenvolver atitudes de respeito ao meio ambiente e a sustentabilidade, e no Projeto Musical despertar o interesse pela linguagem musical, envolvendo o fazer, a apreciação e a reflexão, elaborando assim as metas para o 2º semestre.

Neste final de bimestre, tivemos a vacinação contra a varicela nas unidades.



                                                              Vacinação


Neste semestre tambem tivemos excursões. Nosso aula-passeio, ocorreu no cimena do Santuário Santa Terezinha. Lá assistimos o filme: sobreo os animais, que vai de acordo com o projeto animais selvagens e doméstico. Foram momentos de grande alegria e entusiasmo. Após o video, fizemos o momento do piquenique com as crinaças.


Durante o recesso algumas educadoras permaneceram na unidade escolar organizando os espaços, realizando manutenção de alguns materiais (livros, fantoches, fantasias...) e organizando a brinquedoteca.


No dia 23 de julho o grupo de professores e educadoras retornaram do recesso, foi preparada uma manhã diferenciada onde foi possível compartilhar as melhores atividades realizadas no 1º semestre e retomar as ações dos projetos educacionais.
No dia 24 de julho dentro do planejamento, retomamos alguns combinados, orientações quanto o educar, o cuidar das crianças e a importância da preparação do ambiente.
Nos primeiros dias do retorno às aulas foram realizadas atividades mais lúdicas, pensando na readaptação das crianças. Iniciamos o preparo para festa da família com homenagem aos pais, onde foi trabalhado a figura paterna, e os responsáveis que possam estar representando este papel em rodas de conversa, poesias, músicas...

No último dia 11 de Agosto tivemos a Festa em Homenagem ao Dia dos Pais. Contamos com a presença e participação dos pais, comunidades e amigos da Creche Santa Terezinha I.
Iniciamos o dia com a Santa Missa presidida pelo Monsenhor Aguinaldo com direito a ação de graças preparada pelas as crianças dos maternais e homenagem nas salas e uma gostosa confraternização com a participação dos pais com pratos e bebidas.
Mais uma vez agradecemos a participação dos pais e familiares.



Slide5Slide1

Convite encaminhado a comunidade escolar



Na semana do folclore as educadoras e crianças, estão usando de muita criatividade e trabalhando o resultado das pesquisas sobre o assunto. Utilizando diversas histórias como os contos, fábulas, lendas, parlendas, trava-línguas, dobraduras e fantoches, apresentações de teatros, danças, musicas, versos e trabalhos manuais.    Através de roda de conversa estamos iniciando com as crianças o folclore que é uma expressão cultural, pois conhecer e estudar o folclore significa contribuir para que ele se mantenha vivo, passando de uma geração para outra a cultura de um povo.

                                 Apresentação do bumbá meu boi 

                                           Teatro de sombras


                                 Apresentação em datashow sobre o folclore


No dia 7 de Setembro, foi comemorado o Dia da Independência do Brasil e a Creche Santa Terezinha não podia deixar de comemorar este dia!

Convidamos os pais e familiares para estarem conosco, tivemos a execução do Hino Nacional, apresentação do vídeo “HIno Nacional da Diversidade”, exposição das atividades desenvolvidas pelos alunos referente ao tema.
 Agradecemos a participação e colaboração da equipe educacional, pais, alunos e familiares



CIMG0145CIMG0150


Estruturamos o calendário de planejamento com datas comemorativas e com  os  projetos realizados, objetivando a socialização entre os alunos, a preparação da semana da Pátria e apresentação das atividades seqüenciadas.
Para conduzir nosso trabalho, as atividades foram planejadas e organizadas conforme semanários e planejamentos orientados em HTPCs, elaborados pelas educadoras e coordenação das unidades. Nos momentos de HTPCs foram planejados: andamentos dos projetos, reunião de pais, portfólios, avaliaçõe e atividades por seguimentos: Linguagem. Natureza e sociedade, musica, matemática, movimento e artes.
Dando seguimento aos projetos, as três unidades deram sequencia ao projeto leitura, com o envio do livro viajante. As crianças escolhem um livro na sexta-feira e levam para casa para fazer a leitura junto com a família. Os mesmos fazem o relato de como foi esse momento e a na segunda-feira devolvem para escola junto com o livro. Sobre o projeto sustentabilidade, realizamos a plantação de sementes em garrafas pets e jardineiras. Por meio da horta, foi possível trabalhar com as atividades como a plantação, observação e a colheita, mostrando as crianças um alimento que foi produzido por elas de forma saudável e segura e assim conscientiza-las da importância de uma alimentação saudável. 

                                                          Projeto Horta
 

                                                            Projeto Leitura





Neste Mês, no projeto animais selvagens e domésticos, tiveram nas unidades a visita de alguns bichinhos. 

 





















Ainda no mês de setembro, em nosso HTPC,  tivemos aprofundamento sobre sindrome Down, com a Senhora Rosana, mãe do aluno Gustavo e formadora da equipe multidisciplinar.





No último dia 05 de Outubro, convidamos os pais e responsáveis pelos alunos do estágio do Maternal para receberem os uniformes oferecido pela Prefeitura Municipal de Taboão da Serra. Na entrega dos uniformes tivemos a presença da Supervisora Inês representando a Secretaria de Educação, que juntamente com a Diretora Clarice e colaboração das professoras entregaram os uniformes aos pais.

CIMG0535CIMG0523CIMG0524CIMG0525CIMG0526CIMG0527CIMG0528CIMG0529CIMG0530CIMG0531CIMG0532CIMG0533

Nos dias 02, 08, 09 e 10 de Outubro os alunos do Mini Maternal e Maternal tiveram uma aula-passeio ao Parque Luiz Carlos Prestes, no qual tiveram a oportunidade de vivenciar o que eles aprendem na escola sobre meio ambiente.
Participaram de atividades monitoradas que incentivam a consciência sobre a importância da natureza no meio ambiente.

 CIMG0574CIMG0576CIMG0610CIMG0612CIMG0615CIMG0616CIMG0621CIMG0663

Na semana do dia 08 a 11 de Outubro tivemos várias atividades e oficinas em comemoração ao dia das crianças. Parabens!!!

semana2012-10-172012-10-182012-10-181



.