Projeto do coordenador Pedagógico


Projeto do Coordenador Pedagógico

Justificativa:

Vivemos em uma sociedade onde a escola ocupa um lugar não muito nobre na escala de valores.
Segundo Nóvoa (1992), concluir o magistério ou a licenciatura é apenas uma das etapas do longo processo de capacitação que não pode ser interrompido enquanto houver “jovens” querendo aprender.
Como Ressalta Demo (2000, p.20) "parece inaceitável que alguém que se dedica a fazer crianças aprender, seja criticado exatamente pela incompetência de fazê-lo".
            E a escola não escapa da crítica, pois sofre do mesmo paradigma cristalizado da onipotência do saber, com limitações para aprender, com dificuldades para transformar. Mas o que se busca não é uma transformação imediata, sem reflexão, mas uma transformação que seja baseada na autonomia, no conhecimento visto como algo prático e ao mesmo tempo social, pois o conhecimento estabelece relações de pessoas com outras pessoas e destas pessoas com objetos.
         Diante dessa realidade e do imenso universo escolar, temos a figura do Coordenador Pedagógico que é o profissional que atua na gestão da escola, onde tem como uma de suas funções construir um ambiente democrático e participativo. O que não é fácil.
        O Coordenador Pedagógico precisa sair de sua imagem de "chefe" para tornar-se igual, e criar um clima em que todos participem coletivamente.
Pois administrar, assim como educar, não é uma ação individual, feita de um só sujeito, mas sim uma atividade coletiva que infere em discussões, em administrar conflitos, ceder a idéias dos outros, fazer com que as pessoas participem com suas idéias, façam e recebam críticas e aceitem os consensos.
Por isto o maior motivo que somos levados a exercer esta função, creio que seja o processo de formação continuada, formando e sendo formado numa relação de troca de saberes. Atuamos democraticamente (e internamente), levando o professor à reflexão da sua prática, gerando assim, questões para o debate constante a que podemos chamar de formação continuada docente.
Pois efetivamente, não existe educação sem a reflexão da própria prática.
       A figura do Coordenador Pedagógico é indispensável na escola, mantendo-se uma postura democrática, para efetivamente contribuir no campo da formação docente.

 Concepção de ensino e de aprendizagem:

Segundo Documento original - SMEC/ASTEC, 2005, a literatura tem mostrado as alternativas das concepções de ensino e de aprendizagem que influenciam as decisões que os gestores educacionais escolhem para desenvolver as suas práticas docentes.
Assim o PAC Caritas Santa Terezinha – Unidade I, fundamentou sua prática de seus professores em princípios construtivistas, pois entende que o indivíduo aprende e constrói conhecimentos, competências e habilidades, a partir da elaboração de suas próprias representações, interpretando criticamente os
fenômenos do mundo que o cerca e estabelecendo relações entre o que já sabe e o novo conhecimento construído.
Seguindo uma abordagem construtivista, onde a aprendizagem é um processo dinâmico no qual o aprendiz é ator, o conhecimento se constrói a partir das interações entre os alunos, os professores e um ambiente adequado. Com base nesses dizeres, podemos refletir os papéis vivenciados por elementos:
Escola: Um espaço de acolhimento ao aluno, valorizando a sua identidade sócio-cultural e seus conhecimentos e inserção social que busca a formação dos estudantes para o desenvolvimento de suas capacidades. Sendo um estímulo à auto-estima dos alunos, validando o esforço do educando para aprendizagem, desenvolvimento de atitudes e valores positivos que devem ser estimulados e compartilhados.
Professor orientador: A mediação da aprendizagem, devendo apresentar a capacidade de desenvolver o processo de ensino e de aprendizagem de forma estratégica, da gestão da aprendizagem significativa.
Aluno participante: A produção de conhecimentos, respeitando-se os seus ritmos de aprendizagem, estados emocionais, habilidades e necessidades.

Objetivos:
Dentro das inúmeras mudanças  a escola, como instituição de ensino e de práticas pedagógicas, enfrenta muitos desafios que comprometem a sua ação frente às exigências que surgem. Assim, os profissionais, que nela trabalham, precisam estar conscientes de que os alunos devem ter uma formação cada vez mais ampla, promovendo o desenvolvimento das capacidades desses sujeitos.
Conforme Almeida(2003), na formação docente, “é muito importante prestar atenção no outro, em seus saberes, dificuldades”, sabendo reconhecer e conhecer essas necessidades propiciando subsídios necessários à atuação.Assim, a relação entre professor e coordenador, à medida que se estreita e ambos crescem em sentido prático e teórico(práxis), concebe a confiança, o respeito entre a equipe e faborece a constituição como pessoas.
Para tanto, torna-se necessária a presença de um coordenador pedagógico consciente de seu papel, da importância de sua formação continuada e da equipe docente, além de manter a parceria entre pais, alunos, professores e direção.
De acordo com o Regimento Escolar, Artigo nº. 129/2006-Resolução CEE/TO, "a função de coordenação pedagógica é o suporte que gerencia, coordena e supervisiona todas as atividades relacionadas com o processo de ensino e aprendizagem, visando sempre à permanência do aluno com sucesso."
Partindo desse pressuposto, podem-se identificar os seguintes objetivos:
 * Desenvolver funções formadora, articuladora e transformadora do papel os educadores no ambiente escolar.
* Criar ações que viabilizem a formação do grupo para qualificação continuada desses sujeitos.Consequentemente, conduzindo mudanças dentro da sala de aula e na dinâmica da escola, produzindo impacto bastante produtivo e atingindo as necessidades presentes.
*Desenvolver parceria escola X família, para estreitar esses laços e mantê-los em prol da formação efetiva dos educandos à medida que cada instância assuma seu papel social diante desse ato indispenásavel e intransponível.
*Favorecer a construção de um ambiente democrático e participativo, onde se incentive a produção do conhecimento por parte da comunidade escolar, promovendo mudanças atitudinais, procedimentais e conceituais nos indivíduos.
*Assumir atendimentos diários a pais, funcionários, professores, além da responsabilidade de incentivo a promoção do projeto pedagógico, necessidade de manter a própria formação, independente da instituição e de cursos específicos.
*Promover significativas mudanças, trabalhar com formação e informação dos docentes.O espaço escolar é dinâmico e a reflexão é fundamental a superação de obstáculos, socialização de experiências e fortalecimento das relações interpessoais.
* Propor atividades visando à superação dos problemas diagnosticados e aperfeiçoando o trabalho pedagógico, procurando ter sempre uma visão da realidade escolar, detectado pelo grupo envolvido.
O principal desafio é desenvolver uma pedagogia centrada na criança, capaz de educar, sem discriminação, respeitando suas diferenças, que ofereça respostas adequadas as suas características e necessidades, solicitando apoio de instituições e especialistas quando for necessário.
Metas Previstas:
·        Dar atenção individual e coletiva a todos envolvidos no processo ensino - Aprendizagem;
·        Coordenar e subsidiar a elaboração dos diagnósticos da realidade escolar;
·        Propiciar o trabalho em conjunto por área, por séries, para analisar, discutir, estudar e aperfeiçoar as questões pertinentes ao processo ensino- aprendizagem.
·        Incentivar e prever condições para dar continuidade aos projetos.
·        Auxiliar e incentivar no uso dos materiais pedagógicos e colocar todo o acervo a disposição para o trabalho pedagógico dos professores;
·        Auxiliar e orientar os professores nos processos de recuperação (Individual - Paralela - Contínua) e nas reposições de aula, quando necessário.
·        Desenvolver o respeito do aluno ao Ambiente Escolar.
Ações Desencadeadoras:
·                 Realização e apresentação de trabalhos bimestralmente e convites para novas ações dentro da escola e encontros com palestras informativas.
·              Organização e planejamento pedagógico com o diretor da escola e educadores semestralmente.
·            Ser solicito as necessidades da escola e obrigações que a função compete, entre crianças, pais e educadores.
·                 Acompanhamento de registros dos processos dos alunos e suas dificuldades.
·       Orientar os educadores quanto aos esforços necessários para superar as dificuldades.
·           Intervenção nas avaliações do desempenho do aluno, os aspectos qualitativos prevalecerão sobre os quantitativos.
·          Construção do calendário escolar e elaboração das reuniões bimestrais e conselhos de classes, para conhecimento, análise e reflexão sobre os procedimentos de ensino adotados e os resultados de aprendizagem alcançados.

Avaliação:

A avaliação realizada sustenta-se na necessidade de sistematizar todas as etapas do processo pedagógico, através de instrumentos, utilizados pela direção da escola para acompanhar, observar, intervir e avaliar o trabalho realizado. Para a realização da avaliação, é feita primeiramente com o acompanhamento e supervisão efetiva do diretor da escola. Há relatórios dos pontos positivos e negativos da ação do coordenador que é encaminhado no final do ano para a Secretaria da educação. As avaliações bimestrais das salas e das habilidades a serem trabalhadas com as crianças, dão maior visibilidade do andamento do trabalho do coordenador pedagógico. Em cada semestre é feito uma analise com os educadores para verificar este o trabalho do coordenador.   Todo este processo decorre durante o ano letivo, por meio de um diálogo aberto com relatos que as famílias passam para o diretor, relatórios, atividades planejadas, reuniões com os educadores, mediante a observação da mudança no desenvolvimento de ensino e aprendizagem.
Os instrumentos avaliativos utilizados pela equipe educacional, se dão através do registro de observação diário, ficha de habilidades do aluno, relatório individual, registros de atividade, reflexão da ação no HTC, avaliação, síntese e planejamento no diário de classe. A organização das ações educativas é realizada a partir desses instrumentos de forma que as tomadas de decisões sejam baseadas na intervenção, e no desenvolvimento de cada ação. Ou seja, o trabalho será organizado em função da leitura de cada grupo de crianças, verificando suas necessidades, seus interesses e seus níveis de desenvolvimento, criando um diagnostico da situação de aprendizagem de cada aluno.

Bibliografia:
SALVADOR.coordenador pedagógico: Traçando caminhos para pratica educadora-2005;
ABREU,Luci C. de, BRUNO,Eliane B.G.O coordenador pedagógico e a questão do fracasso escolar.In.: ALMEIDA,Laurinda R.,PLACCO,Vera Mª N. de S.OCoordenador Pedagógico e questões da contemporaneidade.São Paulo:Edições Loyola,2006.
ALMEIDA,Laurinda R.O relacionamento interpessoal na coordenação pedagógica.In.:ALMEIDA,Laurinda R.,PLACCO,Vera Mª N. de S.O coordenador pedagógico e o espaço de mudança.São Paulo:Edições Loyola,2003.
Nóvoa. Antonio - As organizações escolares em análise. Lisboa, Publicações D. Quixote, 1992.
Demo, Pedro - A educação do futuro e o futuro da educação – 2005
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
Resolução n° 01, aprovado em 07/04/1999b