PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE TABOÃO DA SERRA
Secretaria de
Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia
PAC
CARITAS SANTA TEREZINHA – UNIDADE I
PROJETO ESCOLA SUSTENTÁVEL
Público
Alvo: Crianças de 6 meses à 4 anos
Tempo de
duração: 7 Meses
Justificativa
Fazer com que as crianças
conheçam as diferentes maneiras de preservarem a natureza, conhecendo as ações
que contribuem para a preservação e a qualidade de vida.
Construir a autonomia nas
relações humanas e com o meio, manifestando a curiosidade e o interesse por
pesquisas e descobertas ampliando a compreensão do mundo social e natural.
Objetivo
Promover
a mudança de comportamento e conscientizar as atitudes de professores, alunos e
comunidade escolar, proporcionando uma melhoria consciente nos consumos de
água, energia elétrica, minimizando os resíduos sólidos, favorecendo uma
reflexão sobre a biodiversidade na escola.
Conteúdo
Atividades onde as
crianças conheçam o meio ambiente.
Autonomia em suas relações
com o meio ambiente.
Separar lixo (coleta
seletiva).
Confecção de uma horta
coletiva.
Confecção de brinquedos
com materiais reutilizáveis.
Observação da manipulação dos ingredientes para fazer
sabão com óleo reutilizado.
Procedimentos
Separação de lixo
- Plantar alimentos na horta
- Arrecadar material para construção dos brinquedos
- Cartaz (paisagens virgens e paisagens modificadas pela ação do homem).
- Conhecer diferentes espécies de animais
- Arrecadar latinhas, papelão e óleo utilizado
- Confecção de brinquedos com materiais reutilizáveis.
- Acompanhar o processo do crescimento da horta.
- Construção de rio poluído e não poluído
Habilidades
Ø
Cuidar do
ambiente e de seus pertences com atitude de preservação.
Ø
Construir
brinquedos com e sem ajuda do adulto.
Ø
Observar os
fenômenos e elementos da natureza presentes no cotidiano.
Ø
Estabelecer
contato e relações entre diferentes espécies de seres vivos, observando suas
características e necessidades.
Ø
Vivenciar os
processos de transformação de elementos (ex: experiências, receitas,
reciclagem)
Ø
Manifestar
curiosidade e interesse por pesquisas e descobertas, ampliando a compreensão do
mundo social e natural.
Ø
Reconhecer os
elementos que compõem diversos lugares e paisagens decorrentes da ação da
natureza e do homem, (como mudanças permanentes).
Ø
Conhecer os
riscos ambientais e identificar ações que contribuam para preservação e
qualidade de vida.
Ø
Planejar
brincadeiras, construir brinquedos com ou sem ajuda do educador.
Ø
Teatro com o
tema ambiente
Ø
Estudo de meio
no parque das hortênsias com objetivo de observar a natureza e as diversas
espécies de animais.
Avaliação:
A avaliação se dará por meio de observações, sondagem
dos registros, das produções das crianças, especialmente as não convencionais,
da observação de como a criança consegue se reconhecer e participar das
atividades propostas.
Fechamento do Projeto
Apresentarão na mostra cultural brinquedos
confeccionados com materiais reutilizáveis, fotos do desenvolvimento da horta e
cartazes da coleta seletiva.
PROJETO DIDÁTICO
Tema: Quem sou eu?
Período: 6 meses
Responsáveis: Educadoras – PAC Caritas Santa Terezinha
Público Alvo: Berçário II
JUSTIFICATIVA
Considerando que
nesta faixa etária, a criança está construindo a identidade, arriscando as
possibilidades de deslocamento e manifestando seus desejos e vontades por
expressões corporais, com este projeto, auxiliaremos a criança na construção de
sua imagem global, estimulando o jogo simbólico, as possibilidades de
expressões e socialização.
OBJETIVOS GERAIS
Possibilitar que a criança construa a sua identidade e
autonomia por meio das interações sócio-culturais e da vivência de diferentes
situações.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Ø Explorar diferentes
posturas, posições corporais (sentar, deitar, ficar ereto, etc.;
Ø Trabalhar
imitações, gestos e expressões;
Ø Familiarizar-se com
a imagem do próprio corpo e com os órgãos dos sentidos;
Ø Desenvolver a
independência, autoconfiança,
auto-estima e autonomia,
Ø Participar na
organização da rotina diária e das regras de convivência em grupo.
CONTEÚDO
Ø Expressividade e
manifestações corporais,
Ø Conhecimento e
identificação das diferentes partes do próprio corpo;
Ø Estimulação do faz
de conta, o jogo simbólico.
Ø Cuidar-se e
perceber as necessidades de higiene, alimentação e saúde para o bem estar
individual e coletivo.
HABILIDADES A SEREM TRABALHADAS: Linguagem, Matemática,
Natureza e Sociedade, Movimento; Artes Visuais e Música:
Ø Diferenciar por
meio de suas respostas corporais ou verbalmente, diferentes tipos de
comunicação;
Ø Expressar oralmente
seus desejos, sentimentos e necessidades;
Ø Expressar-se
corporalmente, emitindo sonorizações, cantando trechos de cantigas e
brincadeiras do repertório da tradição brasileira;
Ø Reconhecer a si
mesmo, sensações, sentimentos, preferências, limitações e as possibilidades de
movimento;
Ø Cuidar de si, do
ambiente e de seus pertences com atitude de preservação
Ø Compreender e
atender os combinados, apropriando-se dos modos de ser, viver e trabalhar em
grupo;
Ø Socializar-se no
tempo e no espaço, através de situações cotidianas;
Ø Reconhecer e nomear
as partes do corpo por meio do seu uso e da exploração de suas habilidades
físicas, motoras e perceptivas;
Ø Construir autonomia
nas relações humanas;
Ø Observar e
identificar imagens diversas,
Ø Participar em
situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
ATIVIDADES PROPOSTAS
A realização de algumas atividades
serão em frente ao espelho, com intervenções da professora para estimular a
observação:
Ø Observação da
própria imagem (tocar as partes do corpo, deslocar o corpo, fazer gestos,
caretas, etc.);
Ø Elaborar pesquisa
junto à família, sobre a história do nome da criança;
Ø Realizar a chamada diária
interagindo com os alunos, ao identificarem seus rostos (foto);
Ø Carimbar as mãos,
os pés e medir a altura com um barbante;
Ø Trabalhar com a caixa surpresa
com espelho colado dentro;
Ø Utilizar músicas
que abordem as partes do corpo ou sugiram movimentos para aventurar novos
gestos;
Ø Fazer diferentes
expressões faciais diante do espelho;
Ø Manusear o dado das
expressões;
Ø Leitura de
histórias que abordem o tema, utilizando livros e fantoches;
Ø Circuito de
atividades motoras com movimentos corporais no colchonete, tapete sensorial,
centopéia (engatinhar, rolar, etc.).
Ø Rodas de conversa sobre regras de
convivência, rotina, história, música, chamando sempre todos pelo nome;
Ø Levar a criança à frente de um
espelho e nomeá-la, identificando características particulares e as partes do
corpo através de músicas como a boneca de lata, cabeça, ombro, joelho e pé da
Xuxa, etc., e brincadeiras como o Seu mestre mandou, aos comandos da professora;
Ø Expor na sala de aula a foto de
todos os alunos, para que eles possam se reconhecer mais facilmente;
Ø Montar um mural com fotografias
dos alunos em que eles apareçam ao lado dos pais, irmãos ou amigos e, assim,
cada um possa se diferenciar dos demais e perceber-se como membro de um grupo;
Ø Criar diferentes situações nas
quais cada criança tenha a oportunidade de escolher a brincadeira com os cantos
(faz de conta). Dessa
maneira ela começa a se colocar como um ser único, com desejos e
características próprias;
Ø Desenhar o contorno
da criança no papel Kraft, identificando as partes do corpo;
Ø Confecção de um
boneco quebra-cabeça contendo: cabeça, tronco e membros superiores e
inferiores.
FECHAMENTO
Confecção de um
livro com as fotos e os registros do desenvolvimento do projeto.
AVALIAÇÃO
Será realizada por
meio de observações e registros (relatos e fotos) no decorrer das atividades,
percebendo as manifestações das crianças (expressões), o interesse, a participação
e a desenvoltura dos alunos, sendo sensível aos gostos e preferências
individuais.
Projeto Institucional - Leitura
Tema: Leitura de histórias – Gêneros Literários
Período: 09 meses
Responsáveis:
Direção,
Coordenação, Educadores, Funcionários, Alunos e comunidade escolar.
Público
Alvo: Crianças de 6 meses a 3 anos.
Apresentação:
Este projeto é uma
proposta, partindo da hipótese de que as histórias são uma arte cultural.
Portanto para contar a história se faz necessário saber ler e contar, para que
esta seja incorporada aos sonhos das crianças, fazendo com que elas relacionem
o imaginário a realidade. Através
das historias e da prática no cotidiano escolar percebemos que o apelo por
valores está cada vez mais constante na medida em que educadores, pais e até
mesmo as crianças encontram-se sensivelmente afetados por problemas crescentes
que implicam na falta de coesão social.
“(...) O futuro que deixamos para as
crianças é fabricado na convivência(...)” . Humberto Maturama.
Justificativa
Ao ingressar na escola, a criança deixa o convívio
com sua família e passa a conviver com outros adultos e crianças de sua idade,
descobrindo da sua maneira, novas experiências, novos valores, que irão
enriquecer os conhecimentos que ela traz do universo que a rodeia, dando
oportunidade de desenvolver suas potencialidades, preparando-as para a vida.
A base da aquisição da leitura está na interação
entre o conhecimento prévio da criança e elementos textuais apresentados.
Por isso é necessário oferecer ás crianças os mais
variados materiais que desenvolvam o prazer pela leitura.
Oferecendo um acervo de bons livros e
alguns materiaisl como; DVDs, CDs e outros, podemos proporcionar a criança a pensar e
refletir sobre diferentes gêneros literários
Sendo assim , os educadores e pais devem
proporcionar historias adequadas ao nível de interesse, incentivando a escolher
uma leitura de qualidade, para que aos poucos, possam fazer a seleção de seus
próprios livros.
Objetivos: Geral: Motivar a leitura e a interpretação de textos como fundamentos de compreensão de mundo e construção de conhecimento e cidadania.
Habilidades desenvolvidas: Linguagem, Natureza e sociedade, musica, artes, movimento e matemática.
1º Bimestre:
v
Observar e
identificar imagens diversas.
v
Fazer uso de
procedimento básico como leitor
v
Valorizar a
leitura como fonte de prazer e entretenimento.
v
Reproduzir
diferentes formas de expressões e gestos utilizando a voz e o corpo.
v
Participar de
situações coletivas de comunicação mediadas pelo professor;
v
Participar de
brincadeiras de roda imitando os gestos e cantos dos adultos e colegas.
v
Manusear e
identificar diferentes portadores de textos;
v
Identificar e
nomear as diferentes manifestações do campo visual, seja fotografia, cinema,
pintura, desenhos, produções multimídias, etc.
v
Cuidar do
ambiente e de seus pertences.
2ºBimestre:
v
Participar de
brincadeiras com rodas de versos, cantigas, (parlendas)
v
Buscar segurança
física e emocional na relação com o meio e com as pessoas.
v
Imitar
comportamento leitor e escritor;
v
Narrar trechos
de histórias utilizando recursos expressivos próprios;
v
Dramatizar
historias conhecidas
v
Reproduzir
situações da vida cotidiana ou ações de um personagem de historias através do
faz de conta.
v
Demonstrar
sensibilidade ao assistir apresentações musicais e etc.
v
Relacionar-se,
respeitando combinados no convívio social, adotando atitudes de cooperação e
solidariedade em relação aos amigos e a outras pessoas.
3º Bimestre:
v
Relacionar
textos e imagens, antecipar sentidos na leitura.
v
Manifestar
oralmente suas preferências literárias e argumentar a qualidade do gênero e
autor;
v
Relatar
acontecimentos, trocando idéias e informações.
4º Bimestre
v
Explorar
diversas possibilidades de garatujas desde as mais desordenadas desenvolvendo
um percurso gráfico próprio;
v
Observar
e manusear materiais impressos (diferentes gêneros e portadores) diferenciá-los
e nomea-los.
v
Relacionar
texto a imagem, antecipar sentidos na leitura
v
Diferenciar
a narrativa oral e a leitura de historias
v
Identificar
e comparar hábitos e costumes de sua família com as de seus colegas
v
Reconhecer
nomes e personagens de historias e suas características.
v
Manifestar
curiosidade e interesse por pesquisas e descobertas, ampliando a compreensão do
mundo social e natural
v
Apreciar
e narrar histórias utilizando elementos da linguagem escrita
Objetivo da Direção e coordenação: Tornar a escola um local de convivência saudável agradável
e funcional.
Planejar
os momentos de leitura e organizar um acervo de materiais e recursos para o
desenvolvimento do projeto.
Resgatar valores, promover integração entre a família, aluno e escola a
fim de desenvolver vínculos afetivos, auto-estima, aprendizagens e limites.
Objetivo Específico:
Apreciar a leitura de histórias pelo educador,
vivenciando emoções, estabelecendo identificações;;
Familiarizar-se com diferentes gêneros de textos;
Interpretar, contar e recontar a história
anteriormente apresentada, estimulando a imaginação, a memorização e o lúdico;
Manusear e folhear livros;
Conscientizar a
importância e a necessidade em preservar valores como respeito ao próximo,
amor, amizade, gratidão, cooperação, colaboração, entre outros.
Conteúdos:
v
Enriquecimento da
oralidade e o repertório linguístico;
v
Ter um maior
contato com o mundo da fantasia e dos contos infantis;
v
Reconhecimento dos
personagens das histórias;
v
Desenvolvimento
da organização temporal;
v
Ouvir
atentamente as histórias;
v
Reconto dos
contos;
v
Descrição dos
objetos, personagens e cenas de uma história assim como de situações diversas;
v
Participação de
roda de conversas questionando e respondendo perguntas;
v
Desenvolver o
gosto pela leitura;
v
Promover a integração entre o aluno, família e
escola, no qual a criança desenvolve vínculos afetivos resgatando valores
morais como amor, respeito, responsabilidade, cooperação, humildade,
honestidade, justiça, dignidade.
Atividades Propostas:
v
Enfatizar os
contos e recontos diariamente
v
Dramatizar,
através de teatros, fantoches, dedoches, caixa de história, fantasias, mascaras
e histórias desenhadas;
v
Confecção de
fantoches e materiais para os contos;
v
Releituras dos
contos e diversos gêneros;
v
Empréstimo do
livro da escola (saída do livro para casa da criança) e socialização com as
famílias;
v
Ampliar o
repertório de contos e historias como: Fábulas, lendas, parlendas, contos
exemplares, contos de fadas Historias com fundo moral e contos populares.
v
Ampliar o
repertorio do campo visual, com DVDs e CDs
v
Trabalhar com
diversos autores infantis: (Vinicius de Moraes, Cecília Meirelles, Ruth Rocha,
Ana Maria Machado, Ricardo Azevedo, entre outros)
v
Atividades Desencadeadoras neste projeto:
Dia do livro
Uma das propostas deste projeto é que não só a criança tenha o gosto
pela leitura ,mas também despertar este gosto nos pais e responsáveis. A
criança nesta faixa etária é movida pelos estímulos, sendo assim não só
responsabilidade da escola mais também da família. Então despertar este comportamento
leitor, depende do meio que ela esta inserida. Para isso, vem ao encontro o
projeto leitura, onde duas crianças de cada estágio levam os livros para lerem
os pais no final de semana. Na segunda - feira a o retorno do livro juntamente
com o relato (que não é obrigatório) realizado pelos os pais e também a
indicação de um livro para o grupo escolar. Nosso objetivo é a valorização da
leitura pelo prazer, enfatizar a leitura não só no ambiente escolar mais também
em casa e Ampliar o repertorio de gêneros literários. Com a leitura de bons
livros podemos favorecer a imaginação criadora, as emoções e as fantasias, que
só boas histórias podem nos proporcionar. Também solicitaremos a presença de alguns
pais para representação de personagens e dramatizações.
Objetivo aos Educadores:
Planejar e coordenar propostas para que os alunos
tenham mais opções de diferentes leituras, Dvds e CDs e a oportunidade de
interagir fora da sala de aula.
Ampliar o repertório literário;
Construir um conhecimento sobre o gênero literário.
Orientações Didáticas para os educadores:
Primeiramente o educador deve criar a
rotina da leitura de história e contos em suas aulas, para tanto será preciso:
v
Planejar, ou
seja, escolher o tipo de recursos como livros, DVDs, CDs que irão utilizar e
definir quais serão os conceitos que pretende trabalhar com as crianças.
v
Preparar o ambiente
para estes momentos.
v
Utilizar
recursos que enriquecerão o ato de contar histórias.
Objetivo
aos alunos:
Desenvolver comportamento leitor.
Apreciar a leitura de histórias pelo educador,
vivenciando emoções, estabelecendo identificações. Exercitar a fantasia e a
imaginação, conhecendo outros lugares, tempos e costumes diferentes dos seus e
de sua comunidade;
Familiarizar-se com diferentes gêneros de textos;
Perceber que os valores implícitos nos livros e
demais recursos, não estão somente na sala de aula, mas no cotidiano.
Sugestões de atividades para os alunos:
v
Seqüência de
História
v
Identificação
das características dos personagens
v
Produção através
do reconto
v
Fantoches
v
Cantinhos de
livros
v
Momentos de
vídeos, CDs e filmes
v
Confecção de
cartazes
v
Teatro de
sombras
v
Rodas de
conversa sobre o tema
v
Trabalhar
musicas associada
v
Apresentação ou
peça teatral.
v
Quadro de
leitura da semana
Atividades
desenvolvidas pelo grupo educacional.
v
Varal literário
com tema gerador: Gêneros Literários.
v
Representação e
dramatização de personagens das historias
v Dia das ADES- Brincadeiras, confecção de personagens,
historias para as crianças e organização dos espaços
Trabalhar com diversos gêneros
literários, construindo formação e informações para os demais.
Atividades
de Gestão Escolar
v Aprendizagem
Importância das ações
educativas que contemplem a leitura.
v Organização de espaços para proporcionar momentos de
construção de comportamentos, valores,
limites e atitudes positivas, humanizando todo o grupo e comunidades escolar,
promovendo a interação entre ambas.
Objetivos a comunidade:
Participar
do processo do projeto auxiliando as professoras e educadoras e a escola, socializando vivencias e
registros, através do caderno viajante.
Atividades a Comunidade:
v Compartilhamento e comunicação do projeto.
Participando das propostas do projeto.
v Participar de
vivencias de contar historia na escola. Socializar experiências e vivencias a
somar com o projeto
Avaliação:
A
avaliação se realizará através de fotos, vivencias em sala e com a família,
registros escritos pelos educadores e representações das crianças.
Fechamento:
Estaremos
realizando ao término do ano, apresentações com educadores e crianças. Exposição
na mostra cultural.
representações
das crianças, cartazes, dramatizações, teatros, e reconto das histórias. Além
da exposição do varal literário.
Projeto
Didático Identidade
Maternal
Tema: Quem sou eu?
Público – Alvo: Crianças entre 3 e
4 anos (maternal)
Tempo de duração: 8 meses
Responsáveis: Professoras e
Educadoras dos maternais
Justificativa:
Nessa
fase é importante que os alunos adquiram e aproveitem todas as oportunidades
para valorizar a vida, o meio onde vivem e todas as pessoas que fazem parte
desta história. Conhecendo-se de maneira global, a criança poderá não só
vivenciar situações reais, mas integrarem-se como ser critico autônomo, questionando
mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento.
Objetivo:
Possibilitar
a construção da identidade da criança a partir das relações socioculturais e
históricas, de modo contextualizando, valorizando sua auto-estima. Trabalhar os
cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar,
familiar, enfim, a sociedade é de suma importância.
Conteúdo:
§
Resgatar a história de vida da criança a partir do nome
próprio, valorizando sua auto-estima, possibilitando que ela se reconheça como
sujeito de sua história;
§
Promover situações de socialização, interação e
reconhecimento do outro;
§
Possibilitar que a criança construa sua identidade e
autonomia por meio de brincadeiras e vivências em diferentes situações;
§
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, construindo
esquemas corporais;
§
Conhecer e compreender os órgãos dos sentidos;
§
Descobrir os sons do próprio corpo e os diferentes timbres
(grave, agudo, longo e curto);
§
Reconhecer a existência de diferentes modos de ser e viver
em sociedade, dentro do micro e macrocosmo. (diferentes etnias sociais,
religiosas), assim como, outras culturas (comunidades indígenas, africanas, por
exemplo).
Procedimentos:
§
Nomear partes do corpo e suas funções;
§
Trabalhar as diferenças em relação à altura, cor dos olhos,
dos cabelos, da pele, etc.;
§
Nomear os órgãos dos sentidos e suas funções;
§
Conhecer e respeitar os diferentes costumes, famílias,
grupos e povos;
§
Desenvolver a auto-estima;
§
Desenvolver o conceito positivo através da afetividade;
§
Incentivar a criança a se relacionar com outras pessoas,
sentindo-se segura e assim construir sua identidade e autonomia;
§
Trabalhar a percepção do corpo a partir de observações
sistemáticas, no espelho, do rosto, dos cabelos, das partes do corpo, da
altura, etc.
§
Estabelecer observações em duplas acerca das diferenças e
semelhança entre os demais colegas, buscando construir o conceito do eu e do outro.
§
Pesquisa com os pais do significado do nome da criança;
§
Foto da criança para quando bebê e recente para confecção do
Livro e Linha do Tempo de sua vida;
§
Mural da Altura;
§
Gráfico dos pés e das mãos
§
Árvore Genealógica;
§
Auto-retrato;
§
Caixa Surpresa com espelho.
§
Construção do boneco de cada aluno para exposição
Habilidades:
Linguagem, Matemática,
Natureza e Sociedade, Artes Visuais e Movimento.
§
Desenvolver a compreensão utilizando a fala num diálogo,
escutando os demais falantes numa conversa coletiva.
§
Expressar oralmente seus desejos, sentimentos e necessidades
emitindo opiniões sobre assuntos.
§
Participar de situações coletivas de comunicação mediada
pelo professor.
§
Ler gráficos e tabelas com intervenção do educador.
§
Desenvolver a destreza utilizando recurso de deslocamento e
das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e
brincadeiras (circuito), dos quais participa.
§
Conhecer a si mesmo reconhecendo sensações, sentimentos,
interesses, preferências, limitações e as possibilidades de movimento.
§
Manifestar curiosidade e interesse por pesquisas,
descobertas ampliando a compreensão do mundo social e natural.
§
Reconhecer e nomear partes do corpo por meio do uso e da
exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
§
Conhecer o modo de vida de outros grupos sociais ou
civilizações e estabelecer relações com nossos costumes e cultura.
§
Ouvir e classificar os sons, quanto à altura, valendo-se das
“vozes” dos animais. (ambiente próximo e distante. Ex: o próprio corpo e sons
externos).
§
Reconhecer elementos do próprio corpo por meio da exploração
das brincadeiras e do uso de espelho e da interação com os outros.
§
Reconhecer e nomear as diferentes partes do próprio corpo e
do outro.
§
Manipular materiais como lápis, pincéis, tinta, lixas,
carvão, argila, entre outros.
§
Descobrir propriedades e possibilidades de registro.
§
Reconhecer diferentes movimentos gestuais, visando à
produção de marcas gráficas.
§
Observar e identificar imagens diversas.
§
Perceber sensações, limites, potencialidade, sinais vitais,
integridade do próprio corpo.
§
Perceber a seqüência numérica, entendendo a sucessão dos
números.
§
Observar e identificar a função do número nos diversos
contextos sociais.
§
Relatar e expor soluções imaginadas para uma questão comum
ou fatos do cotidiano (forma ordenada de fatos).
§
Criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de
seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes
Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura.
§
Cuidar do ambiente e de seus pertences com atitudes de
preservação
§
Compreender e atender aos combinados em diferentes níveis,
apropriando-se dos modos de ser, de viver e de trabalhar em grupo.
§
Construir a autonomia nas relações humanas e com o meio,
enfrentando desafios e solucionando situações problemas.
§
Ampliar o conhecimento do esquema corporal e da interação
com os outros.
Atividades Propostas:
1º Bimestre
§
Trabalhar os sentidos: tato, visão, olfato e paladar.
§
Fazer gráficos de altura com tiras de jornal, após
observações no espelho, procurando estabelecer as diferenças e semelhanças de
tamanho entre as crianças.
Músicas: Cabeça, Ombro, joelho e Pé ...
Mão na cabeça, mão na cintura ...
2º Bimestre
§
Realizar atividades com o NOME da criança.
§
Nomear os objetos da sala (tudo tem nome)
Músicas: Se eu fosse um peixinho,
A canoa virou;
João pegou pão;
Gente tem sobrenome (Toquinho)
3º Bimestre
§
Trabalhar a percepção do corpo a partir de observações
sistemáticas, no espelho, do rosto, dos cabelos, das partes do corpo, da
altura, etc.
§
Estabelecer observações em duplas acerca das diferenças e
semelhanças dos demais colegas, buscando construir o conceito do eu e do outro.
4º Bimestre
§
Desenho e/ou Colagem da Família;
§
Modelagem de bonecos com massinha (que pode ser feita com
amido ou farinha);
§
Construção corporal, através do recorte e colagem de olhos,
braços, etc.
§
Brincadeiras de casinha, representações de papéis como o de
pai, mãe, bebê, filho, tia, avô, avó, professora, padeiro, açougueiro, médico,
através da organização de um baú com roupas e adereços.
Avaliação:
A avaliação do
projeto será de forma contínua e processual, através de observações e do
registro das atividades desenvolvidas em sala e nos diversos ambientes da
escola e também através de observação do comportamento dos alunos, hábitos de
trabalho, relacionamento com os amigos e professora, cumprimento das tarefas
escolares, atitudes positivas ou negativas com relação às atividades,
capacidade de cooperação. Confeccionaremos um livro individual com os registros
e as pesquisas de cada criança.
Produto Final:
§
Confecção de uma Caixa Coletiva e solicitação aos pais de pertences/objetos
da criança desde que ela era bebê para colocar dentro da Caixa: Meus Pertences.
Projeto
Didático Identidade
Berçário
Tema: Quem sou eu?
Público Alvo: Berçário II
Período: 8 meses
Responsáveis: Educadoras – PAC
Caritas Santa Terezinha
JUSTIFICATIVA:
Considerando que
nesta faixa etária, a criança está construindo a identidade, arriscando as
possibilidades de deslocamento e manifestando seus desejos e vontades por
expressões corporais, com este projeto, auxiliaremos a criança na construção de
sua imagem global, estimulando o jogo simbólico, as possibilidades de
expressões e socialização.
OBJETIVOS GERAIS:
Possibilitar que a criança construa a sua identidade e
autonomia por meio das interações sócio-culturais e da vivência de diferentes
situações.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Ø Explorar diferentes
posturas, posições corporais (sentar, deitar, ficar ereto, etc.);
Ø Trabalhar imitações,
gestos e expressões;
Ø Familiarizar-se com
a imagem do próprio corpo e com os órgãos dos sentidos;
Ø Desenvolver a
independência, autoconfiança, auto-estima e autonomia,
Ø Participar na organização da rotina diária
e das regras de convivência em grupo.
CONTEÚDO:
Ø Expressividade e
manifestações corporais,
Ø Conhecimento e
identificação das diferentes partes do próprio corpo;
Ø Estimulação do faz
de conta, o jogo simbólico.
Ø Cuidar-se e
perceber as necessidades de higiene, alimentação e saúde para o bem estar individual
e coletivo.
HABILIDADES:
Linguagem, Matemática, Natureza e Sociedade, Movimento; Artes Visuais e
Música:
Ø Diferenciar por
meio de suas respostas corporais ou verbalmente, diferentes tipos de
comunicação;
Ø Expressar oralmente
seus desejos, sentimentos e necessidades;
Ø Expressar-se
corporalmente, emitindo sonorizações, cantando trechos de cantigas e
brincadeiras do repertório da tradição brasileira;
Ø Reconhecer a si
mesmo, sensações, sentimentos, preferências, limitações e as possibilidades de
movimento;
Ø Cuidar de si, do
ambiente e de seus pertences com atitude de preservação.
Ø Compreender e
atender os combinados, apropriando-se dos modos de ser, viver e trabalhar em
grupo;
Ø Socializar-se no
tempo e no espaço, através de situações cotidianas;
Ø Reconhecer e nomear
as partes do corpo por meio do seu uso e da exploração de suas habilidades
físicas, motoras e perceptivas;
Ø Construir autonomia
nas relações humanas;
Ø Observar e
identificar imagens diversas,
Ø Participar em
situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
Procedimentos:
As realizações de algumas atividades
serão em frente ao espelho, com intervenções da professora para estimular a
observação.
Ø Observação da
própria imagem (tocar as partes do corpo, deslocar o corpo, fazer gestos,
caretas, etc.).
Ø Pesquisa com a
família sobre a gestação (fotos, carteirinha do pré-natal, primeiras vacinas).
Ø Elaborar pesquisa
junto à família, sobre a história do nome da criança;
Ø Realizar a chamada
diária interagindo com os alunos, ao identificarem seus rostos (foto);
Ø Carimbar as mãos,
os pés e medir a altura com um barbante;
Ø Trabalhar com a caixa surpresa
com espelho colado dentro;
Ø Utilizar músicas
que abordem as partes do corpo ou sugiram movimentos para aventurar novos
gestos;
Ø Fazer diferentes
expressões faciais diante do espelho;
Ø Manusear o dado das
expressões;
Ø Leitura de
histórias que abordem o tema, utilizando livros e fantoches;
Ø Circuito de
atividades motoras com movimentos corporais no colchonete, tapete sensorial,
centopéia (engatinhar, rolar, etc.).
Ø Rodas de conversa sobre regras de
convivência, rotina, história, música, chamando sempre todos pelo nome;
Ø Levar a criança à frente de um
espelho e nomeá-la, identificando características particulares e as partes do
corpo através de músicas como a boneca de lata, cabeça, ombro, joelho e pé da
Xuxa, etc., e brincadeiras como o Seu mestre mandou, aos comandos da
professora;
Ø Expor na sala de aula a foto de
todos os alunos, para que eles possam se reconhecer mais facilmente;
Ø Montar um mural com fotografias
dos alunos em que eles apareçam ao lado dos pais, irmãos ou amigos e, assim,
cada um possa se diferenciar dos demais e perceber-se como membro de um grupo;
Ø Criar diferentes situações nas qual
cada criança tenha a oportunidade de escolher a brincadeira com os cantos (faz
de conta). Dessa
maneira ela começa a se colocar como um ser único, com desejos e
características próprias;
Ø Desenhar o contorno
da criança no papel Kraft, identificando as partes do corpo;
Ø Confecção de um boneco quebra-cabeça
contendo: cabeça, tronco e membros superiores e inferiores.
FECHAMENTO:
Confecção de um
livro com as fotos e os registros do desenvolvimento do projeto.
AVALIAÇÃO:
Será realizada por
meio de observações e registros contínuos, individualmente ou em grupos no
decorrer das atividades, percebendo as manifestações das crianças (expressões),
o interesse, a participação e a desenvoltura dos alunos, sendo sensível aos
gostos e preferências individuais.
Projeto Didático Animais
Mini - Maternal
TEMA: Conhecendo os
Animais
PÚBLICO ALVO: Mini - Maternal
PERÍODO: 8 meses
RESPONSÁVEIS: Professoras e
Educadoras
JUSTIFICATIVA:
Os animais estão presentes na infância através de desenhos, livros,
músicas entre outros, como a Páscoa.
Portanto o trabalho com este tema animal abrange conteúdos e conceitos
lúdicos que encantam as crianças.
OBJETIVO GERAL:
O presente projeto se justifica pela necessidade de ampliarmos o
conhecimento e desenvolvimento das crianças acerca do tema animais.
OBJETIVO ESPECIFICO:
Ø
Observar e identificar imagens diversas;
Ø
Conhecer as características e seu habitat;
Ø
Estabelecer contato e relações entre diferentes
espécies de seres vivos, observando suas características e necessidades;
Ø
Recitar parlendas e músicas que envolvam animais;
Ø
Utilizar movimentos de diferentes qualidades
rítmicas e expressivas nas situações cotidianas e em brincadeiras.
CONTEÚDOS:
·
Conhecer a origem de cada animal, como por exemplo: onde mora, o que
come (cadeia alimentar), etc.;
·
Saber identificar animais invertebrados e vertebrados, domésticos e
selvagens, úteis e nocivos, aquáticos, terrestre e aéreo.
·
Refletir sobre os animais em extinção
·
Observar, ouvir e reproduzir sons e movimentos dos animais;
·
Identificar alguns animais com ou sem a ajuda do professor e educador;
·
Manifestar suas preferências em relação aos animais.
·
Desenvolver atividades de matemática
·
Refletir sobre os maus tratos dos animais
HABILIDADES:
Linguagem, Matemática, Natureza e Sociedade, Movimento; Artes Visuais e
Música:
·
Observar e manusear materiais impressos (diferentes
gêneros e portadores);
·
Participar de situações coletivas de comunicação
mediadas pelo professor;
·
Participar de brincadeiras com rodas de versos, cantigas,
entre outros;
·
Utilizar noções de quantidades na contagem oral, em
jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor;
·
Estabelecer contato e relações entre diferentes
espécies de seres, observando suas características e necessidades;
·
Relatar acontecimentos, trocando idéias e
informações;
·
Dançar ao som de músicas seguindo e coordenando os
movimentos pré-estabelecidos;
·
Manipular diferentes suportes gráficos, como
jornal, papel e outros;
·
Manipular materiais diversos como: lápis, pincéis e
ou brochas de diferentes texturas e espessura;
·
Interpretar músicas e canções diversas;
·
Cantar imitando o que ouvem para construir
repertório;
·
Ouvir e classificar sons, quanto à altura,
valendo-se dos sons dos animais, instrumentos musicais ou objetos improvisados.
·
Estabelecer contato e relações entre diferentes espécies de seres vivos,
observando suas características e necessidades.
·
Identificar algumas espécies da fauna e flora brasileira.
·
Conhecer os riscos ambientais e identificar ações que contribuam para
preservação e qualidade de vida.
·
Relatar e expor soluções imaginadas para uma questão comum ou fatos do
cotidiano (forma ordenada de fatos)
·
Conhecer os elementos que compõem diversos lugares e paisagens
decorrentes da ação da natureza e do homem, (como mudanças e permanências).
Procedimentos:
·
Apresentar imagens dos animais;
·
Leituras de parlendas e histórias;
·
Apresentações musicais e vídeos;
·
Brincadeiras de rodas e jogos;
·
Apresentação do animal;
·
Desenvolver a fala;
·
Reconhecer o som;
·
Desenvolver a expressividade;
·
Movimento;
·
Exposição de cartazes;
·
Passeio ao zoológico;
·
Confecção de trabalhos manuais;
·
Visita de
alguns nas salas.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada através de registros e
observações da vivência e do envolvimento e desenvolvimento da criança, durante
as atividades desenvolvidas em sala, sempre com acompanhamento e intervenção
das professoras e educadoras.
PRODUTO FINAL:
Confecção
de brinquedos (com material reutilizável), máscaras.
PROJETO ARTE MUSICAL
Público
Alvo:
Crianças de 6 meses
à 4 anos
Tempo
de duração:
07 meses
Justificativa:
A música é uma
linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar
sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de organização e relacionamento
expressivo entre o som e o silêncio.
A música está
presente em todas as culturas e nas mais diversas situações. Faz parte da
educação há muito tempo é de fundamental importância, pois a mesma contribui
para o enriquecimento do ensino. É necessário que o professor desenvolva a
música em vários momentos do dia, porém não de forma rotineira e automática.
Devemos dar à criança oportunidade de viver a música, apreciando, cantando e criando sons. Portanto, a utilização da música toma-se relevante
porque trabalha conteúdos e conceitos de uma forma lúdica, permitindo a
fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam, fazendo com que a
aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa.
Objetivo:
Favorecer o aprimoramento das expressões da
linguaguem musical impresindíveis ao desenvolvimento humano.
Conteúdos:
Conhecer a origem da música, como por exemplo: ritmos e autores;
Trabalhar os Gêneros musicais;
Biografia do cantor/autor;
Perceber sons, identificando extremos, pedindo silêncio;
Participar de
brincadeiras e jogos musicais cantando, mesmo que de forma parcial;
Explorar os sons do
corpo, identificando as diferentes possibilidades de ampliá-las nas vivências;
Manifestar suas
preferências musicais canções do repertório ou outras músicas do seu cotidiano;
Identificar algumas
partes da música, sabendo reproduzi-las com ou sem ajuda do educador (exemplo:
refrão, etc.);
Escutar,
identificar sons da natureza e da cultura (vozes humanas, instrumentos
musicais, máquinas, objetos e outras fontes sonoras);
Escutar e
identificar diferentes expressões da cultura musical infantil brasileira,
reproduzindo os mesmos de forma parcial;
Procedimentos:
Reconhecer as qualidades
sonoras e características de determinados objetos sonoros e instrumentos
musicais.
Inventar canções
coletivamente.
Inventar letras
para as canções com ajuda do educador.
Envolver-se na
produção de instrumentos musicais, utilizando diferentes materiais com ajuda do
educador.
Reconhecer
instrumentos, mesmo sem nomeá-los.
Reconhecer as
características físicas de diferentes objetos e relacioná-las com a produção de
som.
Interessar-se por
músicas de diferentes gêneros, estilos, época e culturas, criando, coordenando
movimentos individualmente ou em duplas e grupos.
Demonstrar prazer
em se apresentar cantando para outras crianças ou pais e educadoras.
Habilidades:
v
Conhecimentos
dos diversos tipos de Instrumentos musicais.
v
Participar de jogos e brincadeiras que envolvam a improvisação musical.
v Reconhecer e
utilizar as variações de velocidade e densidade, na realização de algumas
produções musicais.
v
Interpretar músicas e canções diversas.
v
Ampliar as experiências no campo do ritmo, audição e
expressão corporal;
v
Expressar-se produzindo sons com a voz, com o corpo e com materiais diversos, intercalados com o silêncio.
v
Desenvolver memória musical através do repertório de canções vivenciadas em diversas situações de aprendizagem.
v
Vivenciar a exploração de diversos materiais adequados à confecção de instrumentos musicais.
v
Transpor o som percebido para a linguagem corporal ou em forma de desenhos.
v
Reconhecer a linguagem musical como meio de expressão e comunicação utilizados nos contextos sociais.
v
Manipular instrumentos musicais e objetos sonoros, percebendo
as possibilidades resultantes.
v
Vivenciar experiências que integram: música, movimento e demais expressões: corporal, teatral e visual.
v
Estabelecer relações diretas entre músicas e o movimento;
v
Escutar obras musicais demonstrando interesse (gênero,
estilo, época, cultura brasileira e outros.
v
Reconhecer elementos musicais básicos, frases, partes e elementos que se repetem.
v
Identificar algumas informações das obras ouvidas
(composição, intérprete).
v
Demonstrar sensibilidade ao assistir apresentações musicais.
v
Dançar ao som de músicas seguindo e coordenando movimentos pré – estabelecidos;
v
Observar e manusear materiais impressos (diferentes gêneros e portadores), diferenciá-los e nomeá-los.
v
Expressar-se corporalmente, emitindo sonorizações, cantando trechos de cantigas e brincadeiras do repertório da tradição brasileira.
Fechamento do Projeto
Confecção de um
livro coletivo com letras de músicas (Palavra Cantada) e a representação da
música desenvolvida pelas crianças através de desenhos, apresentação da
produção de um vídeo coletivo com uma música na Mostra Cultural organizado em
sala de aula.
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